Painel

Painel

Ultimas!

Após terremoto que matou cinco pessoas, Chile registra tsunami.


O forte terremoto que atingiu uma parte do Chile ontem terça-feira (01/04) e deixou cinco pessoas mortas, gerou um tsunami na região norte do país. A Marinha chilena, que emitiu um alerta de tsunami imediatamente após o sismo, falou que as ondas chegaram às costas do país e que a maré aumentou em um intervalo de 1,58 a 1,8 metros, segundo o seu monitoramento.
Até o momento cinco pessoas morrerem e três ficaram feridas gravemente, comunicou o ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo. As vítimas fatais correspondem a quatro homens e uma mulher. As causas das mortes seriam ataques cardíacos e esmagamento.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o epicentro do terremoto de magnitude 8,2 está localizado a cerca de 86 km a noroeste da cidade de Iquique, na fronteira com o Peru, a uma profundidade de 20 km. antes, o terremoto havia sido classificado como sendo de magnitude 8,0.
O tremor e o tsunami fizeram com que as autoridades começassem a esvaziar partes de algumas cidades e a emitir alertas para toda a costa do Pacífico Sul e da América Central. A operação envolveu a retirada de cerca de 900 mil pessoas, de acordo com Ricardo Toro, diretor do Escritório  Nacional de Emergências (Onemi). Os alarmes soaram no Equador e no vizinho Peru, onde o terremoto foi sentido com força e as principais cidades do sul foram totalmente isoladas.


Nenhum comentário

Comente aqui a sua opinião sobre a matéria ou sobre o Blog: