Painel

Painel

Ultimas!

Venturosa e outros 67 municípios do Agreste do estado, tiveram situação de emergência reconhecida.


O Ministério da Integração Nacional reconheceu que 68 municípios do Agreste de Pernambuco estão em situação de emergência em decorrência do longo período de estiagem. A portaria foi divulgada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (10/04). Segundo a Constituição Federal, a situação de emergência se configura como uma “situação foram do normal,provocada por desastres, deixando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento parcial da capacidade de resposta do poder público do local atingido”.
No dia 14 de fevereiro deste ano, o governo do estado decretou que estes municípios estão em situação de emergência, o que foi confirmado pelo governo federal. De acordo com o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, após a listagem, os produtores afetados devem procurar os bancos para solicitar financiamentos. “O reconhecimento permite também que as políticas federais sejam repassadas para os municípios do semiárido. O estado também tem pedido recursos para a Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil [SINPDEC]”.
Ainda para Aldo Santos, as ações fazem parte das políticas estaduais de convivência com o semiárido. “Por conta da estiagem que estamos enfrentando nesses últimos três anos, estamos aumentando o número de carros-pipa, perfurando mais poços e tornando maior o sistema de abastecimento de água. O objetivo principal é dar condições para a comunidade criar os animais", explicou o secretário estadual.
A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) também tem acompanhado os municípios e atualizado a situação de cada um deles, de acordo com o secretário executivo de Defesa Civil do estado, coronel Carlos Albuquerque. “Nós realizamos um relatório no qual acompanhamos o comportamento de perda de animais e das plantações, as condições de abastecimento de água e a previsão de chuvas para estas regiões. Esse acompanhamento é feito diariamente”.

Confira abaitodos os Municípios que tiveram Situação de emergência reconhecida: 



Nenhum comentário

Comente aqui a sua opinião sobre a matéria ou sobre o Blog: